Bio

A banda Lotus Negra surgiu ao final de 2005 (21/12) com a premissa de ser mais uma das bandas do cenário local de Fortaleza, Ceará. Inicialmente, pretendeu-se que a banda se estabelecesse como um grupo de Hard Rock, que, à época, era o estilo dominante, ressuscitado e encabeçado pela banda Vulcani, banda que realmente vinha movimentando o circuito e quebrando o paradigma da cidade, no estado e, até mesmo na região Nordeste, de certa forma.

Entretanto, não demorou muito para que a Lotus seguisse o caminho natural da maior parte de seus integrantes, estabelecendo-se como uma banda de Heavy Metal, sendo profundamente influenciada na maior parte de sua existência por bandas muito tradicionais de importância mundial, como as internacionais Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica, Megadeth, Helloween, Rush, Motorhead, Judas Priest e Dream Theater, bem como as nacionais Angra, Dr. Sin e Shaaman.. 

Ao longo desses dez anos de existência, a Lótus passou por várias reformulações, tendo passado por ela grandes músicos da cena de rock pesado de Fortaleza, sendo o único membro remanescente e ininterrupto da formação original, o tecladista Luizim Marques. Também, durante esse lapso temporal, a banda tocou em várias casas de importância relevante na capital cearense e em alguns festivais de importância nacional, destacando-se, entre eles, sem dúvida alguma, o Festival do SEBRAE salão Moto & Bike 2009 e a Quinta Edição do Festival Banco do Nordeste Rock Cordel 2011. A banda, devido a essa ascensão entre 2008-2010, foi convidada a participar do programa Cena Rock, do canal TVC (TV Ceará), gravado em dezembro de 2010 e exibido em março de 2011. De tal convite foi retirado o registro Lótus Negra - Live from TVC Studios (2011).

em 21 de dezembro de 2015, a banda completou sua primeira década de vida. Em 2016, foram realizados alguns shows comemorativos, sendo que essa série de apresentações foram agrupadas na miniturnê Lótus Negra - Decade City Tour.
 
Em dezembro de 2017, com as dificuldades de agenda de alguns integrantes, a banda entra em hiato.
 
Em 2020, ressurge de forma improvável em meio a pandemia de COVID-19, para gravar o seu primeiro trabalho de estúdio, justamente quando a banda completa 15 anos: o EP se chama Hypocrisy, lançado em 2021, disponível em todas as plataformas digitais.


A banda segue persistindo em seu trabalho, sendo sua formação atualmente composta por:

João Victor Frota - Vocal (Presente desde 2010)
Ricardo Possidônio - Guitarra (Presente desde 2009)
Jonio Anjos - Guitarra (Presente desde 2020)
Douglas Loureiro - Baixo (Presente desde 2012)
Mardônio Malheiros - Bateria (Presente desde 2011)
Luizim Marques - Teclados e Vocal (Presente desde 2005)



Lotus Negra, 2021. Da esquerda para a direita: Mardônio Malheiros (Bateria), Victor Frota (Voz), Jonio Anjos (Guitarra), Ricardo Possidônio (Guitarra), Luizim Marques (Teclado), Douglas Loureiro (Baixo).